O sofrimento psíquico nas organizações

O sofrimento psíquico nas organizações, os mistérios do comportamento humano, os medos, ansiedades e os desconfortos causados pelos colegas de trabalho e/ou superiores são sutis mas causam um dano psicológico e estresse tão grande nos times que podem abalar a imagem da empresa.
 
O profissional passa a sofrer toda uma gama de incômodos que vão acontecendo no dia a dia dentro da organização, sem poder justificar e comprovar sofre sozinho sem saber o que fazer.
 
Esses e outros sentimentos borbulham dentro da empresa e, sem saber como resolvê-los, muitas vezes, o colaborador acaba aprendendo simplesmente a conviver com eles.
 
Embora tenha a sua história, seu caráter, sua personalidade convive com as situações de desconforto sem resistência, porque precisa posicionar-se e manter-se no trabalho.
 
Acompanhamos o sofrimento em diversas seqüências: Insegurança diante da instabilidade de emprego, ansiedade, humilhação pelos colegas e/ou superiores, pressão da necessidade de mudança, muito trabalho para os novos ficando sobrecarregados, não ser ouvido pelos superiores ou medo de falar aos superiores e eles acharem que estão reclamando do trabalho, nas técnicas de feed back, muitos não estão preparados para falar ali diante de quem está lhe causando tanto transtornos, medo de ser mal interpretados, medo de perder o emprego, medos...
 
Com o tempo vem a aceitação e a convivência com as situações mais diversas fazendo parte da rotina do colaborador. Pressionado, seu desafio é conviver com a equipe de trabalho resistindo à nova convivência, ele precisa ficar calado ganhar respeito, mostrar trabalho, nem que para isso ele passe por humilhação e tenha que se virar do avesso para dar conta de tudo.
 
Nesse processo de convivência ele está usando a sua competência emocional, política da boa vizinhança, revelar seu segredo e ansiedades pode custar seu emprego.
Para eliminar esses sentimentos dentro da organização é preciso, primeiramente, mensurar as dificuldades, com um diagnóstico e uma avaliação, em primeiro lugar despertar a confiança no colaborador, ao ouvi-los eles se sentiram respeitados e acolhidos.
 
A empresa precisa saber qual é o seu real valor, suas potencialidades, mas também os relatos de fatos e argumentos plausíveis, justificando os meios pelos quais ocorrem o sofrimento psíquico.
 
Para esclarecer os fatos não tenha medo de falar do que ocorre internamente, sabemos que o emocional interfere no desenvolvimento profissional e, diante da possibilidade de expressar aquilo que está ocorrendo com a consciência que vai ser bom para você e para a empresa.
 
Com otimismo e seriedade você precisa avançar aconteça o que acontecer, seja leal aos seus sentimentos, procure administrar o seu próprio eu, buscando conhecimento de si, somente o conhecimento de suas características, suas reações, impulsos, será capaz de potencializar ações diante de qualquer situação.
 
Os desafios devem servir para fortalecer nossas habilidades nos preparando para o mundo competitivo. Pessoas inteligentes e capazes, não se sentem ameaçadas, vêem diante dos obstáculos oportunidades e possibilidades de realização, utilizando seus melhores recursos, sua inteligência emocional e intelectual, partindo para a ação, descobrindo como fazer melhor com criatividade e inovação, usando a intuição e a percepção direta do que ocorre em sua volta e no mundo.
 
Eliane Maciel

facebook. twitter. pinterest. spotify. instagram.

Saiba utilizar as redes sociais a seu favor. Não cometa erros que podem eliminá-lo previamente.