A Inteligência Emocional nos Relacionamentos

Qual é o caminho do resgate do equilíbrio emocional, da alegria, do prazer, de trabalhar com entusiasmo, ter motivação para uma vida significativa e relacionamentos afetivos duradouros?
 
Os seres humanos costumam ser surpreendidos pela fadiga, queixam-se da vida, do trabalho, dos relacionamentos, do fracasso, da incompetência. Perdem tempo e energia reclamando da sorte, da situação sem achar uma estratégia para sair do caos...
 
Neste círculo vicioso não consegue achar uma saída para o que está causando tanto dano na sua psique, no seu emocional na sua essência, na sua personalidade.
 
Muitas vezes toda essa carga é descarregada no corpo físico, alterando drasticamente a sua personalidade, causando mal a si e a todas as pessoas envolvidas.
 
Diante de situações estressantes, colegas, chefias, relacionamentos tumultuados e negativos ou reagimos com a mesma carga emocional, ou prostramos diante da situação sem entender o que está acontecendo.
 
Neste momento precisamos de uma treguá para recuperar as forças e nos concentrarmos. Essa concentração permite ver, ouvir, perceber o que realmente está acontecendo. A concentração é o uso de todos os nossos sentidos, inclusive a intuição.
 
Um meio poderoso de desviar o foco daquilo que nos incomoda é renovar ou reforçar nossa intenção ou nossa ação para a mudança.
 
Não existe uma fórmula mágica para resolver os conflitos de relacionamentos, mas em primeiro lugar a comunicação é a força mágica que dissolve conflitos em vez de atitudes de frieza, distanciamento afetivo ou agressividade.
 
Descubra a origem do seu desapontamento. Se você reprimir alguma coisa ela se transformará em estresse.
 
Se nos amarmos, dando valor as nossas escolhas e nossos sentimentos, se encararmos o que nos faz mal e reagirmos com atitude positiva diante da vida já é meio caminho para a transformação.
 
Se você perdeu o rumo, sente-se e fique imóvel por algum tempo, perceba a grandiosidade da vida, reavalie seus valores, suas crenças, questione-se sobre o caminho, não há nada de errado em tentar outro caminho, basta ousar, basta coragem, basta querer sair do caos.
 
O quadro da dor mostra a angustia de seres humanos presos ao passado, ansiogênicos pelo futuro, sem se darem conta que o presente tem que ser vivido e que uma nova chance é possível e o tempo urge para ser feliz.
 
O desafio é encarar os problemas com competência emocional sem atingir e magoar as pessoas que circulam em nossas vidas.
 
Eliane Maciel

facebook. twitter. pinterest. spotify. instagram.

Saiba utilizar as redes sociais a seu favor. Não cometa erros que podem eliminá-lo previamente.