A volta por cima

Artigo publicado no jornal Zero Hora, no caderno empregos e Oportunidades, de 20/07/2003
 
O indivíduo que se sente derrotado, consciente ou inconscientemente se ressente do que a vida lhe fez. O sentimento de derrota destrói o potencial de uma pessoa. Felizmente, temos dentro de nós remédios para todos os males, com o potencial de readquirir e nos adaptarmos ou modificarmos as condições da nossa estrada.
 
O que difere um indivíduo comum do outro que conquistou o sucesso? O comum certamente ficou preso aos medos de enfrentar tudo de novo, cair e levantar. O que conquistou o sucesso teve tantos obstáculos e derrotas que perdeu as contas, mas não perdeu o fôlego, acreditou que as derrotas foram experiências. Essa é uma posição mentalmente saudável. Se algo está perdido ou uma oportunidade se foi... O que devemos fazer?
 
A primeira coisa é transformar as derrotas em aprendizados. Não deixe que os complexos psicológicos negativos duvidem do seu valor e da sua capacidade. Seja franco frente às suas dificuldades, peça ajuda a quem sabe mais do que você, atualize-se, selecione as alternativas disponíveis, avalie as conseqüências prováveis, e adote o rumo da ação que poderá lhe proporcionar a maior satisfação.
 
Não fique triste por não estar dentro de um perfil desejado numa oportunidade de trabalho, se não foi aprovado - haverá sempre uma nova chance. Mesmo que um episódio represente um desastre total, há sempre outras oportunidades para moldar nossas vidas do jeito que merecemos que seja. O fracasso é um mestre mais eficaz do que o sucesso.
 
Redirecione sua vida, analise as competências que você tem e não foram disponibilizadas ainda.
 
Seja criativo nos momentos de crise, não espere as coisas caírem do céu, especialize-se, busque um talento e vire empreendedor. Seja positivo, alegre, aumente o número de relacionamentos, diga às pessoas que quer trabalho ou clientes. Vire o jogo, não há nada de errado em entrar num caos. O problema é permanecer dentro de uma situação desfavorável. Os potenciais criativos estão dentro de você, é hora de ativar seus tesouros.
 
Eliane Maciel

facebook. twitter. pinterest. spotify. instagram.

Saiba utilizar as redes sociais a seu favor. Não cometa erros que podem eliminá-lo previamente.